Viajando com Crianças
Viajar com crianças??? E agora???
Calma, viajar com bebês e crianças não é um bicho de sete cabeças, claro que precisa de mais atenção e principalmente organização... Colocaremos aqui algumas dicas que nos foram úteis nas viagens com a nossa filha, Amanda.
A Amanda fez sua primeira viagem quando tinha apenas 3 meses, fomos para Santiago do Chile; lá conhecemos também Viña Del Mar e Valparaiso.
Como disse acima, o importante é a organização, comece a se programar dias antes da viagem/embarque e faça uma lista das coisas que deverão ser feitas e necessárias para a mala de mão, aquela que será levada no avião ou que estará no carro próximo a você e também o que será necessário durante o tempo da viagem. Seguem abaixo alguns exemplos:
1) Marcar pediatra e solicitar receita dos principais remédios necessários para uma emergência ou que já faça uso, pois para viagem internacional é bom leva-los com a receita médica. Por exemplo: remédio para alívio de dores (cólica, gripe), para enjoo, diarreia, febre, antibióticos e anti-inflamatórios, caso tenha uma dor de ouvido ou garganta.
Para a Amanda, sempre levo um spray nasal (sorine, maresis...), principalmente durante o voo, pois devido ao ar condicionado sempre gera um desconforto.
Atualize todas as vacinas do seu filho com pelo menos 30 dias de antecedência.
2) Verifique a validade do passaporte e visto da criança, pois como as crianças mudam de feição rapidamente a validade é mais curta.
3) Caso faça uma viagem internacional, não se esqueça do seguro viagem, ele te dará cobertura fora do país caso ocorra algo inesperado e seja necessário utilizar o serviço médico.
4) Pense em tudo o que será usado no destino, por exemplo, nos casos de bebê, fraldas, pomadas, lenço umedecido, sabonete, shampoo, hidratante, brinquedos, roupas e sapatos... Pesquise sobre o clima, temperatura do seu destino, na época da sua viagem, vale a pena ir consultando sites de previsão do tempo até quando estiver próximo do seu embarque, assim você saberá se deverão colocar mais roupas de frio ou calor... Eu costumo levar no mínimo duas trocas de roupa por dia (com exceção de casacos). Procure levar peças neutras, que combinam com as demais e de preferência mais escuras, pois aparecem menos a sujeira .
E se programe para que na data da viagem tudo esteja em perfeitas condições de uso e na mala!
Não se esqueça de mamadeiras e chupetas extras... (caso ainda utilizem)
Além dos itens de higiene necessários para a hora do banho eu costumava levar, quando a Amanda era bebê, também uma piscininha inflável, pois dependendo do hotel, nem sempre eles disponibilizam banheiras infantis, e essa piscina é muito útil!!!
5) Faça sempre uma mala de mão, seja viajando de avião ou carro. Nesta mala coloque sempre itens que serão muito importantes, fiz uma pequena lista, com itens que eu acho necessários:
- Mamadeira (caso a criança ou bebê ainda faça uso), leite em pó e papinha, apenas o que for ser utilizado durante o voo.
- Chupeta (pelo menos duas)
- Brinquedos, DVDs (com fone de ouvido, para não incomodar os outros passageiros. Dê preferência a fones do tipo headset, pois são mais confortáveis para as crianças), livrinhos para colorir e de histórias, naninha. Tudo isso ajudará muito a entreter a criança durante a viagem!
- Fralda de boca (para bebês) e para os grandinhos uma toalhinha também é bem vinda!
- Fraldas descartáveis, lenço umedecido, pomada para assadura, trocador.
- Trocas de roupa, para o bebê/criança e principalmente uma blusa ou casaco, pois no avião o ar condicionado geralmente é muito gelado.
- Uma troca de roupa também para a mamãe ou papai, pois pode ocorrer algum “acidente” com o bebê, principalmente após a mamada ou se a fralda vazar...
- Remédios para dor e enjoo, spray nasal, coloque a receita junto e leve na mala de mão apenas a quantidade que será necessária durante o voo, os de mais medicamentos deverão estar na mala a ser despachada. Você poderá coloca-los numa bolsinha transparente ou plástico com fecho.
- Canguru (Sling), caso você tenha, para mim foi muito importante, pois me ajudava a carrega-la e manter as mãos livres, usei no aeroporto e principalmente nos passeios... mas não se esqueça de levar também o carrinho de bebê, ele é fundamental e você poderá ficar com ele até a porta do avião... ele acompanha minha filha até hoje em nossas viagens... ela já está com 3 anos e meio.
Dicas para viagem de avião:
Se possível tente reservar as primeiras poltronas, pois tem um espaço maior para os pés e com isso as crianças e os papais ficam mais confortáveis... Se você estiver com um bebê, tente reservar o bercinho na companhia aérea, na primeira viagem de avião da Amanda, quando ela tinha 3 meses, nós reservamos e foi uma viagem bem tranquila para ela.
- Na hora da reserva informe também que estará viajando com criança, pois algumas empresas aéreas possuem um cardápio de lanches e refeições especiais para elas.
- Faça sempre uma troca de fralda ou para os maiorzinhos uma ida ao banheiro minutos antes do embarque, isso garantirá um conforto maior para eles e uma ida a menos ao banheiro do avião. Ah, é no banheiro do avião que ficam os trocadores, nada de tentar trocar o bebê no assento do avião, ok?
- Para aliviar a pressão no ouvido da criança, durante o pouso e decolagem, dê de mamar para ela, um suco ou a chupeta e se já for maiorzinha, vale também um chiclete.
- Quando fazemos viagens mais longas, com muitas horas, preferimos os voos noturnos, pois nossa filha sempre dorme e com isso o voo fica mais tranquilo tanto para ela quanto para nós!
Não se esqueçam, viajar com criança não é um bicho de sete cabeças, pelo contrário, é uma delícia, te faz ver e viver os momentos de forma mágica, pois poder compartilhar com seus filhos estes momentos e algo precioso! A Amanda apenas somou em nossas viagens e a cada novo destino, podemos aprender mais com ela, principalmente com sua forma pura de ver e sentir o momento, curtindo cada local, cada passeio...
Filhos precisam dos mesmos cuidados tanto na sua casa, quanto na casa da avó, na cidade vizinha, em Nova York ou em Paris, se você se programar e se organizar, sua viagem irá render apenas boas recordações!
IMPORTANTE!!!! Viajando com crianças é muito importante ter um crachá de identificação da criança com nome da criança, dos pais, hotel, WhatsApp, se a criança se perder, fica mais fácil encontrá-la, mas como dizem.....o importante mesmo é ficar de olho vivo!!!!